segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Me deixe sofrer

Viver pode ser muito estranho. Às vezes, ser bom não é o suficiente. Geralmente o mundo nos exige que sejamos excelentes para sermos suficientes, mas em outras ocasiões inexplicáveis, o mundo nos exige que sejamos medianos ou ruins para que possamos dar certo.

Tempos em que se entregar causa insegurança e desconforto. Tempos em que oferecer o coração causa apreensão. Céus! Que mundo é este? O mandamento maior só pode ser o amor. Não é possível ser triste com amor, mas é possível ser feliz sem amor; aliás, que felicidade triste.

Talvez seja a forma com que apresento minha proposta. Uma vez, me disseram que, de tão bela minha proposta, seria muito difícil negá-la sem algum constrangimento. Me sinto grato, mas gratidão não enche o coração. De que valem elogios, sentimentos tão supostamente nobres, se no fim eles são descartados como os amores pobres? Agradeço, mas não entendo.

E é difícil entender. Talvez a oferta intimide e eu pareça perdidamente apaixonado por você. Mas Não! Não estou apaixonado por ninguém neste momento. De verdade! E de tanta insistência, estou a me oferecer a todas as gentes. Afinal, se sou tão bom, preciso ser bom no maior número possível de corações... Acredite! Estou a olhar para todas, infelizmente. Afinal, talvez o seu suficiente esteja em uma escolha mediana ou ruim, exija que você rejeite a escolha excelente.

Uma pena chegar nos lugares certos nas horas erradas. Uma pena se oferecer para as pessoas nas horas erradas. A culpa não é das pessoas, afinal, ninguém é obrigado a estar disponível quando o outro está. Entendo. Resignadamente entendo. Uma hora ei de bamburrar. Mas quem eu encontrar, talvez possa achar estranhamente muito boa a minha oferta e querer recusá-la.

Não quero causar dúvidas! E esta também não é uma forma de pressionar. Mas eu preciso dizer ao mundo que talvez eu seja o "cara excelente" que é proibido de amar. Por favor, entenda o meu lado. É tão estranho ouvir que sou uma pessoa cheia de atributos, MAS que não posso te amar. É de dar um nó na cabeça. É tão estranho ouvir sempre que o problema não está em mim, mas que eu não mereço sofrer. Teria eu nascido para ser um anjo e estou a ser protegido dos sofrimentos humanos? Escrevo porque não sei mais o que fazer.

Aos 20 e poucos anos, o tempo parece eterno. Parece que tudo pode ser feito a qualquer tempo e que tudo pode ser sanado a qualquer momento. Temos a ilusão de que nossos dias são certos, quando a existência de cada um deles não passa de uma firme e convicta presunção.

Tempos estranhos em que em nome de não frustrar, de não fazer sofrer, não nos deixamos amar. Isto é lindo, não deixa de ser uma prova de amor, ainda que de um amor fraterno, que nos impõe o dever de cuidar uns dos outros. Em nome do sentimento de proteção, acreditamos evitar que o amor se torne uma desilusão.

Mas o que é a desilusão, senão uma prova de que dentro de nós bate um coração? Só ama quem sente e só sente quem vive. E viver, também é sofrer. Em tudo Jesus viveu a condição humana, sobretudo no sofrimento. Ser humano também é sofrer. E se eu não puder sofrer, não sou digno de viver.

No momento, não amo ninguém, penso eu. E ninguém quer me deixar amar, por medo do sofrimento que eu possa vir a experimentar. Dizem que não sou digno de sofrer, que tenho muitos dons a proporcionar. Mas se não sou digno de sofrer, não sou digno de viver e nem de amar. Um copo de água e amor não se pode negar a ninguém.

Me deixe sofrer! Me deixe viver! Me deixe tentar amar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Uns querendo amar e outros não podendo.

Don Quasímodo disse...

Paradoxos da existência humana... Cada um tem o seu próprio tempo e o seu momento, com se fossem fusos horários. Às vezes, encontramos alguém no nosso mesmo fuso horário e o amor acontece, mas outras, talvez na maioria das vezes, encontramos fusos horários incompatíveis; pessoas acordadas que já vivem as preocupações do dia, enquanto nós ainda dormimos e sonhamos com um amor.