terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O começo

Faz muito tempo que penso em pôr no papel algumas reflexões minhas sobre o mundo em que vivemos; quando falo em reflexões não me refiro ao sentido filosófico das coisas, mas à maneira com que elas se apresentam a mim, ou seja, ao modo com que sinto a realidade que me cerca. Não espero que tenha muito a acrescentar ao pensamento da Humanidade, pois não me proponho a isso, mas espero unicamente poder expor publicamente o que sinto ao ver o nosso tempo de alienação e de desrespeito às pessoas; a exposição pública que faço representa o meu não conformismo com o que vejo atentamente, logo, representa uma pequena forma de protesto, uma forma de ação.

Nesse sentido, o blog caiu como uma luva aos meus anseios, pois aqui posso refletir o que desejar com liberdade, algo que não poderia nem se tivesse uma coluna em um jornal (o que não aspiro ter, dada a minha pouca habilidade para isso), pois até nelas os escritores estão limitados a certos interesses e de certa forma condicionados a manifestar idéias que muitas vezes não são suas próprias, mas que agradam a terceiros e/ou conseguem fazer vender jornal.

Contudo, não digo que um blog é um espaço democrático, seria hipocrisia ignorar que a maioria absoluta dos brasileiros ainda não têm acesso à internet e por esse motivo não podem ter acesso ao o que é dito nos blogs.

O fato é que os blogs são espaços de liberdade e não de democracia, pois apesar de não ser algo acessível à leitura de todos, aqui pode-se falar sobre qualquer assunto e manifestar qualquer ponto de vista, levando-se em conta certas regras fundamentais que visam o respeito ao próximo. É certo que essas regras limitam a liberdade de pensamento de quem escreve, mas não nego a importância dessas regras, já que o respeito à dignidade do próximo deve ser inquestionável se quisermos construir uma sociedade mais humana, visto que o respeito ao outro deve pautar nossas ações individuais.

Por fim, quero manifestar minha intenção de escrever de um modo que não agrida profundamente a língua portuguesa, mas como não sou um "Doutor" na minha língua-mãe, tolere meus possíveis erros, pois te garanto que me esforçarei para atrair mais sua atenção com meu pensamento do que com meus possíveis erros de português, apesar de saber que isso será difícil, pois temos o mau hábito de prestarmos mais atenção nas falhas alheias do que nas suas qualidades, principalmente na escrita.

Por muito tempo discriminei os blogs, mas tenho que admitir que estou revendo meus conceitos, pois como ser humano devemos sempre estar em mudança, atentos aos novos tempos e aos novos pensamentos, é nesse sentido que espero aproveitar ao máximo tudo o que um blog tem de bom a oferecer, se em algum momento sentir que ele não serve exatamente ao que pensei, não hesitarei em largá-lo e buscar outra forma de expressar meus pensamentos sobre o mundo. Pois creio ser da natureza humana se aprimorar e buscar sempre o melhor.


Nenhum comentário: