sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Acabou o Natal?

O Natal é uma festa religiosa, dado o valor que possui para o Cristianismo, porém ao analisarmos com atenção como essa data tem sido tratada na sociedade contemporânea veremos que o sentido original da festividade foi significativamente alterado e abalado.

O que se observa é que hoje a data encontra-se veículada diretamente ao consumismo no mês de dezembro, pois ela é apresentada pelas mídias às pessoas mais com um sentido comercial do que religioso em si; isso não significa que as pessoas desconheçam o sentido religioso do Natal, porém significa que dado o bombardeio de mensagens que induzem ao consumo nas datas que antecedem o Natal as pessoas acabam esquecendo o verdadeiro sentido da festa e vendo-a como sinônimo de troca de presentes. Não nego que a troca de presentes seja uma parte da festa, contudo, não traduz toda a significatividade dessa data. Papai Noel não resume tudo, ele é só uma parte do conjunto.

Em nome de uma necessidade de presentear amigos e familiares vendida pelos meios de comunicação, as pessoas acabam comprando a idéia de que sem isso não há Natal, esquecem todo aquele espírito de humanidade e bondade para com os outros e acabam fazendo da festa que é uma confraternização de todos algo egoísta, na qual o que importa é comprar presentes e ser presenteado, sendo a ceia um mero detalhe, uma oportunidade para comer bem e beber bastante álcool.

Nessa altura do texto é possível que você ache que estou exagerando, mas saia na rua para fazer compras nas datas mais próximas do Natal (já que comprar presentes não é o problema que discuto, se é que você me entende) e experimente o espírito natalino das pessoas que estão fazendo compras, principalmente se for uma loja com promoções; talvez você consiga ver pessoas brigando por coisas idiotas (pessoas podem até trocar empurrões para levar uma última mercadoria, por exemplo) e vai entender o que quero dizer quando falo que o espírito de Natal foi trocado pelo desejo de fazer compras. Não nego que isso possa ser algo inconsciente nas pessoas, mas afirmo que isso está aumentando gradativamente, a ponto das crianças associarem Natal diretamente com Papai Noel, esse tal de Jesus é só um pretexto para Papai Noel vir trazer presentes. As crianças são como folhas em branco, crescem e aprendem a cada dia algo ensinado a elas, não aprendem nada sozinhas, logo, se elas pensam assim do Natal, é porque alguém as ensinou a pensar assim ou o contexto ao redor incutiu essa mentalidade nelas.

De repente me vejo jogando pedras no, já espancado por todo metido a revolucionário (não me acho um, pois para eles: "na dúvida, culpe o Neoliberalismo e a ordem econômica vigente como causa para qualquer problema"), Capitalismo e quase esqueço o que mais me motivou a escrever esse texto: o consumo excessivo de álcool no Natal. Vi pessoas passarem a noite de Natal dentro de bares, como se aquela data fosse mais um pretexto para beber, será que o Natal não representa mais nada para os homens? Tudo bem que vejo essa situação por uma ótica cristã, mas partindo do pressuposto que essa é uma festa cristã, não estou errado. Talvez o Natal seja a data na qual os homens mais deveriam se aproximar uns dos outros, mas ao contrário disso muitos preferem beber excessivamente e fazer questão de esquecer a vivência com seus amigos e familiares nessa festa, como se essa fosse uma festa comum a ser levada pelo álcool para as brumas da memória. Sem contar as brigas que ocorrem no Natal em razão de alguém que bebeu demais e as mágoas entre parentes que duram por anos em virtude de um mal entedido causado pelo consumo de álcool em excesso. O problema não é beber, porque isso é uma forma de festejar, mas o problema é passar dos limites e pôr todo o sentido da festa a perder.

Sinceramente tenho medo das pessoas de hoje, elas são capazes de pisar e matar outras pessoas (como ocorre todo ano nos EUA) na entrada de uma loja para fazer compras de Natal; capazes de passar o Natal em uma taberna; e de até matar na noite de Natal. Mais vale fazer pessoas conhecidas felizes com presentes do que pisotear estranhos? Será que a noite de Natal, uma das datas mais importantes dos cristãos deve ser passada dentro de um bar ou de um motel? Será esse o sentido do Natal? Cada um tem a sua própria consciência sobre essa data, mas na minha humilde opinião não há lógica em comemorar hipócritamente como sendo religiosa uma data que só serve para dar e ganhar presentes e beber bastante, pois isso pode ser a festa de aniversário de qualquer um. Acho que Jesus é superior a tudo isso e por isso necessita de um pouco mais de respeito por parte de cada cristão. O Natal deve unir a Humanidade em torno de bons sentimentos e boas ações, nem que seja por um só momento, se não for assim, não há motivo em falar-se em Natal, por isso o que uma parte significativa das pessoas dizem ter comemorado não foi o Natal, talvez comemoraram apenas uma boa ocasião para o comércio lucrar e para poderem beber mais do que geralmente bebem e satisfazer seus próprios desejos.

Talvez esse seja o texto de alguém inocente que ainda acredita em velhas tradições religiosas, mas se for pelo menos saiba que é o texto de alguém que vê o Natal como uma oportunidade de união de todos para fazer e comemorar o bem, até porque creio que fazer o bem seja a missão de cada um de nós nesse planeta.

Nenhum comentário: