sexta-feira, 7 de setembro de 2012

REC

Há poucos minutos eu estava relendo algumas das minhas antigas postagens no blog. Pensei: não é que eu escrevia bem?! Pois é... Os conhecidos (e talvez anônimos) seguidores deste blog viram muita coisa por aqui: algumas fases de textos bons, outras de textos ruins. Preferi reler apenas alguns que talvez fossem bons. Sei lá, dá uma certa vergonha de reler textos ruins, mas não deleto nenhum, pois bonitos e feios, foram todos feitos com muita sinceridade e coração. Estou tentando retomar a boa mão nos textos, voltar às origens, ao início de tudo, nesse sentido, exponho abaixo um texto que, embora de qualidade bem duvidosa, foi nota 10 em todos os quesitos da prova de redação do ENEM em 2007 e me ajudou a ingressar na universidade. Pra mim, ele tem um valor simbólico muito grande, expressa a minha busca pelo retorno ao ponto de partida e é produto dos meus 17 anos, das minhas inseguranças, imperfeições e sonhos. Segue abaixo, do jeito que consta no rascunho que fiz no verso da prova do ENEM, sem correções:
_________________________________________________________________

Enunciado: 

 A cultura adquire formas diferentes através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criativade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecidada e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. (UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.)

Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.

O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA
________________________________________________________________________

REDAÇÃO:

O mundo é constituído por uma diversidade enorme de povos e culturas, sendo que mesmo dentro de cada povo verifica-se ainda significativas diferenças entre as pessoas. Devido a essa pluralidade de diferenças que existem entre cada um é importante que o homem saiba respeitá-las, pois somente assim a humanidade conseguirá conviver de modo mais harmônico e se desenvolver de modo mais igualitário.

Cada região do planeta possui cultura característica, o que contribui muito para que se observe uma grande variedade cultural na humanidade, porém paralelo a isso verifica-se uma intensa dificuldade entre os diversos povos em aceitar as características culturais de outros povos. Um reflexo disso é, por exemplo, a visão que o mundo ocidental tem da cultura oriental, principalmente no que se refere às religiões.

Mesmo dentro de um mesmo povo pode-se observar manifestações explícitas de preconceito contra a cultura dos diferentes povos que contribuem em sua constituição, por exemplo, o preconceito que há no Brasil contra os povos indígenas. Um povo que deseja se desenvolver precisa aprender a respeitar as diferenças que existem entre cada pessoa, pois dessa maneira fica mais fácil construir uma sociedade igualitária que ofereça condições de haver desenvolvimento em uma região ou país.

Conviver com a diferença é respeitar a individualidade alheia, o direito que o outro tem de fazer suas próprias escolhas. Todos possuem os mesmos direitos assegurados por leis, independente das diferenças étnicas e culturais de cada um, logo, é importante que cada um possua essa concepção para que também possa gozar de seus direitos. Para que a humanidade aprenda a conviver com as diferenças é necessário que cada um aprenda desde criança a importância de respeitar a identidade cultural e as individualidades do outro, por isso as escolas devem ensinar isso, dar exemplo ao respeitar e valorizar as diferenças étnicas de seus alunos; assim como os pais devem ensinar isso, dando exemplos e mostrando a importância da convivência com as diferenças.

Dessa forma, conviver com a diferença é um grande desafio, dadas as diferenças que existem entre as pessoas, mas se a humanidade aprender a fazer isso é indiscutível que ela colherá importantes frutos, como o fim de muitas guerras e um desenvolvimento mais igualitário.

Nenhum comentário: