sábado, 14 de novembro de 2009

Invísivel

Sei que eu não devia estar aqui escrevendo; sei que eu devia estar indo dormir; sei que meu computador vai apagar ou travar a qualquer momento; mas eu quero escrever!

É tão ruim a sensação de ser invisível, a sensação de que você deu seu máximo em algo e ninguém nem percebeu ou que sua presença em um local não é nem notada. Sinto essa sensação pelo menos 1 vez todos os dias, seja naquela viagem de ônibus na qual a pessoa sentada ao lado mete um fone no ouvido e nem tem interesse em ver a cara de quem vai sentar ao seu lado ou quando cruzo com pessoas que nem ao menos olham na cara de quem vem do outro lado. Pode parecer viadagem, mas não é. Creio que toda pessoa é especial pelo simples fato de ser uma pessoa, por ser um ser diferenciado de todos os demais, por isso toda pessoa merece ser notada, não me refiro a ser popular, famoso ou o "queridinho", me refiro a simplesmente ser notado como pessoa. Se isso ocorresse de fato uma grande parte de nossos problemas estariam resolvidos, penso isso porque muitas vezes as pessoas fazem certas coisas ruins ou desistem de lutar por seus objetivos porque não se sentem notadas.

Às vezes eu acho que o meu pior defeito é querer acreditar e gostar de todas as pessoas pelo simples fato delas serem pessoas. Acho que eu devia ignorá-las, infelizmente é isso que eu tenho tentado fazer nos últimos 3 anos, mas eu não levo jeito pra isso, afinal, nem notam que eu estou fazendo isso ou se notam acham erroneamente que ajo assim por soberba. Não é legal ignorar alguém, ignorar uma pessoa é pior do que odiá-la, porque só é odiado aquele que é notado, uma pessoa ignorada nem sequer existe na cabeça daquele que a ignora, repito, ela não EXISTE .

Diante da invisibilidade você pode fazer o que quiser que não será notado, a não ser que faça uma tremenda besteira, nesse caso, os olhos de todos se voltarão para você, seja por sadismo, por pura curiosidade em ver que besteria você fez ou por outros motivos fúteis. É aquela situação na qual você torna-se o palhaço, um motivo de entretenimento (mesmo assim, você torna-se notável por um curto espaço de tempo, é só até algo mais atraente chamar a atenção). Às vezes você precisa ser socialmente bonito para ser notado, o que é pior ainda, porque, por exemplo, se você não for fortão, vestir-se bem, ter dinheiro, ser descolado, ter um rosto bonito (isso dispensa a inteligência) etc você só será notado se for muito esquisito (tiver uma verruga enorme no nariz, ser corcunda, vestir-se todo esfarrapado...), se você for diferente do estereótipo perfeito ou do estereótipo radicalmente oposto você não será nem notado.

Ah, lembrei de algo que torna os invisíveis visíveis: favores. Sempre lembram dos invisíveis quando precisam de algo que sabem que eles fazem bem. Geralmente você sabe que ele é bom em algo, mas faz questão de não nota-lo no dia-a-dia. Então, eis que surge algo que você não quer perder tempo fazendo, então a solução prática é: bajule o invisível, faça-o acreditar que você sempre o nota e jogue pra cima dele o abacaxi. Usa-se nesse caso o invisível e depois o descarta.

Entre todas as situações a que mais me irrita é quando você se esforça pra fazer algo bom e ninguém recohece seu esforço (como nos trabalhos acadêmicos que são avaliados sem sequer terem sido lidos pelo professor), quando ninguém nem nota a sua dedicação ou mesmo te cobram mais empenho (crendo ser fácil fazer o que você fez); isso é o que desanima muita gente a seguir seus sonhos, mesmo quando se está no caminho certo.

Não estou com dor de cotovelo, não estou deprimido, não quero cometer suicídio (longe disso) e não vou matar ninguém que me ignora, mas estou cansado de ser invisível; é desagradável, por exemplo, escrever linhas e linhas e não saber se elas estão boas ou ruins, simplesmente porque meus 114 visitantes me ignoram não comentando se gostaram ou odiaram o que leram (essa foi uma indireta direta, escreva um comentário, nem que seja só "bom" ou "ruim"), mas eu já imaginava isso, só seria notado se escrevesse coisas bizarras.

É ruim "não feder e nem cheirar bem", ser sem gosto, porque parece que as pessoas não conseguem ter ver como pessoa, poderiam trocar você por um robô sem perceber qualquer diferença. Infelizmente esse parece ser o futuro, sermos (nós, invisíveis) cada vez menos notados por simplesmente sermos pessoas, já fazem até robôs que conseguem sentir emoções, vão acabar trocando nossa convivência pela deles.

Sei que alguém vai falar: "deixa de ser fresco"; "pare de prosa e vá estudar uma Jurisprudência" ou então "pra ser notado você precisa se expor". Mas pense comigo, você só vai olhar na cara de quem passa por você se a pessoa falar com você? Você só vai notar alguém se ela tomar iniciativa de chamar a sua atenção? Ué, você é pessoa que nem ela, porque ela precisa provar que ela existe para ser notada? Não basta ela estar ali em corpo? Mude seus atos, passe a notar mais as pessoas, os seus gestos, as suas expressões, mesmo não as conhecendo; não precisa gostar ou se tornar amigo delas, mas pelo menos demonstre que as nota.

Sabe de uma coisa? Acho que eu é que estou errado, os OUTROS devem estar certos, preciso parar de notar, de gostar e de acreditar nas pessoas somente por elas serem pessoas...

PS: meu computador não travou nenhuma vez, mas eu perdi 1 hora de sono escrevendo algo que não saberei se faz sentido ou não, pois ninguém vai comentar nada... (confesso, agora fiz doce rsrs)